segunda-feira, 25 de abril de 2011

Borrego com especiarias e alecrim

Páscoa que é Páscoa tem borrego e como esta não é excepção fiz esta receita da Vaqueiro de Abril.

Ingredientes:
1 perna de borrego ( com cerca de 1.8kg)
sal
8 dentes de alho
2 colheres de sopa de pimentão doce (colorau)
1 colher de sobremesa de açafrão das índias
1 colher de sobremesa de gengibre em pó
1 colher de de chá de cominhos em pó
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de sopa de mostarda
2 laranjas
2 folhas de louro
1 a 2 hastes de alecrim (utilizei tomilho da minha plantação)
vaqueiro líquida
1kg de batatas para assar
2 cebolas

Preparação:

Limpar a perna de borrego de gorduras, esfregar bem com sal grosso de ambos os lados e transferir para um tabuleiro de levar ao forno.

Descasque os dentes de alho, coloque-os num almofariz e esmague-os bem com um pilão. Agora juntamos as especiarias, 1 colher de sopa de pimentão-doce, o açafrão, o gengibre, a canela, os cominhos e a mostarda. Mistura-se tudo muito bem e barra-se a perna do borrego com a pasta obtida.

Corte as laranjas, previamente lavadas, em rodelas e disponha parte delas por baixo da perna de borrego e as restantes por cima. Juntam-se as folhas de louro e as folhas de alecrim ou tomilho espalhadas por cima. Tapa-se o tabuleiro com película aderente e guarda-se no frigorífico durante 1 ou 2 dias.

Chegou a hora de começar a assar. Ligamos o forno a 140º. Regamos a perna de borrego com vaqueiro líquida e quando o forno estiver quente introduzimos a carne durante cerca de 1 hora.

Enquanto isso lavamos as batatas e cortamos em gomos, temperam-se com sal e o restante pimentão-doce.

Descascam-se as cebolas, cortam-se em gomos finos e misturam-se com as batatas. Dispõe-se a mistura à volta da perna de borrego, rega-se com mais um pouco de vaqueiro e vai novamente ao forno. Aumenta-se a temperatura para os 180º e deixa-se cozinhar por mais 1 hora.

Conclusão: 
Tinha grandes expectativas em relação a esta receita e não desiludiu. Apesar do sabor forte a especiarias, o resultado final é bom. As especiarias e a laranja disfarçam o sabor intenso característico do borrego pelo que até as pessoas que não gostam muito de borrego não vão fazer má cara. Para mim sabia muito a especiarias e pouco a borrego.

Nota
15.5 (de 0-20)

Sem comentários:

Enviar um comentário