terça-feira, 10 de maio de 2011

Pie de leitão

Fiz esta receita a seguir à Páscoa e é uma maneira diferente e saborosa de aproveitar as sobras de leitão. Quem não tiver paciência para fazer a massa poderá optar por uma comprada.

Ingredientes:

Para a massa:
350g de farinha
1 colher de chá de sal grosso
100g de manteiga
2 colheres de sopa de vinagre de sidra
1 ovo grande

Para o recheio:
1 cebola
50g de Vaqueiro Alho
200g de alho francês cortado em rodelas
150g de cenoura ralada
1/2 couve lombarda (não muito grande)
30g de sultanas
sal
2 chávenas de leitão assado desfiado (sem pele nem ossos)
tabasco ou molho do leitão
1 a 2 colheres de sopa de farinha
1 embalagem de creme culinário vaqueiro light
limão
50g de miolo de noz
1 gema
água

Preparação:
Misture a farinha com o sal, junte-lhe a manteiga, bem fria e cortada em pedaços pequenos, trabalhe com as pontas dos dedos até a mistura ter o aspecto de areia grossa. Adicione o vinagre e o ovo e amasse rapidamente até conseguir moldar a massa em bola. Tape com um pano ou embrulhe com película aderente e deixe repousar.

Descasque a cebola e pique-a finamente. Derreta a Vaqueiro Alho num tacho, junte a cebola picada, o alho francês em rodelas e a cenoura ralada. Tape e deixe suar sobre lume brando. Corte as folhas de lombarda com os talos aparados em tiras largas, lave e escorra bem. Junte as tiras de couve aos restantes legumes, adicione as sultanas e tempere com um pouco de sal. Deixe cozinhar tapado sobre lume brando até os legumes estarem ternos.

Adicione as sobras de leitão bem desfiadas e tempere com umas gotas de Tabasco ou quem preferir com um pouco de molho do leitão. Polvilhe com a farinha, misture bem e adicione o creme culinário Vaqueiro e um pouco de raspa e do sumo de limão. Deixe  ferver, mexendo de vez em quando até o creme espessar. Retire do lume, adicione as nozes grosseiramente picadas e deixe arrefecer. Ligue o forno  e regule-o para os 200ºC.

Forre o fundo e as paredes de uma forma de tarte com cerca de 26 cm de diâmetro com metade da massa. Quando o recheio estiver quase frio espalhe-o por cima. Estenda a restante massa sobre a bancada com a ajuda do rolo e de farinha e coloque sobre o recheio, unindo bem os bordos da massa. Pique a superfície com um garfo e pincele com a gema diluída num pouco de água.

Leve ao forno durante cerca de 30 minutos.


Conclusão:
Fiquei agradavelmente surpreendido com o resultado desta pie. Os vegetais e as sultanas dão um sabor adocicado que se sobrepõe ao sabor do leitão. Fiquei com a ideia que a receita também poderá resultar bem com sobras de outras carnes como frango ou coelho.

Nota:
17.5 ( de 0 a 20)

Receita feita a partir da revista Saberes & Sabores nº202 de Dezembro 2010.

Sem comentários:

Enviar um comentário